A melhor dieta sempre será aquela que você consegue seguir. Ela deve adequar-se a sua rotina, as suas preferências, deve preservar a sua cultura alimentar e não ser um fardo na sua vida, porque de problemas e estresse acredito que você já esteja cheio(a) né?! A dieta/plano alimentar deve vir para deixar a sua vida mais leve e te fornecer mais disposição e nutrientes o suficiente para que você dê conta do recado que o seu dia a dia exige.
O primeiro passo é você não seguir nada sem indicação de um profissional nutricionista de verdade, agende uma consulta com alguém que você já tenha boas referências, conheça antes um pouco do trabalho dele(a), opte por um profissional que tenha empatia, saiba te ouvir, entenda a sua correria e facilite pra você. Há muitos nutris que infelizmente, prescrevem o que seria "ideal" comer e não adaptam para a realidade do paciente, o que dificulta a adesão. É muito fácil digitar em um papel tudo que seria perfeito ingerir, o difícil é você entender a vida do seu paciente e prescrever algo que ele consiga seguir diariamente sem sofrer com isso. Cuidado com quem prescreve alimentos de dificil acesso ou manipulados que custam os olhos da cara! Abra o olho! Questione o seu nutri e siga algo que você concorde, que você se sinta bem, que você veja que está valendo a pena, que as suas escolhas são compatíveis com o seu objetivo e faça isso da forma mais prazerosa possível, pois assim, levará adiante, não será só mais uma dieta, acontecerá mudança de hábito e consequentemente mudança de comportamento alimentar.
Ter uma boa relação com a comida fará parte do seu estilo de vida, sem restrições, sem culpa, sem neuras, com amor e respeito pelo seu corpo, pelas suas escolhas e por tudo que você acredita e a consequência disso tudo será um emagrecimento saudável e duradouro e muito mais qualidade de vida!