O ômega 3 é o suplemento que eu mais indico pelo fato de que a nossa dieta atual (ocidental) é muito rica em ômega 6 e pobre em 3, isso causa um desequilíbrio prejudicial à nossa saúde como um todo. Quando o ômega 6 é consumido em excesso ele se torna pró inflamatório, enquanto o ômega 3 favorece a ação do sistema imunológico e tem um efeito anti-inflamatório.
Mas pq suplementar? Pq ele é um ácido graxo essencial, ou seja, nosso corpo não produz, logo, se o nosso corpo não produz, precisamos suplementar.
A suplementação tem benefícios relacionados à: desenvolvimento cerebral; gestação; recuperação muscular; redução na incidência de doenças cardiovasculares; prevenção de hipertensão; síndrome metabólica; auxílio no tratamento de: artrite reumatoide; lúpus; câncer; doença de Alzheimer; osteoporose (dentre outros).
Baixas concentrações de ômega 3 aceleram o processo de envelhecimento e aumentam a probabilidade de desenvolvimento de doenças degenerativas e cardiovasculares.
Sobre qual marca escolher e dose indicada: consulte um nutricionista.
Você pode verificar no rótulo do produto se ele tem o selo internacional de qualidade IFOS (International Fish Oil Standards Program). IFOS é um projeto que atualmente é referência mundial no controle de qualidade do ômega 3.
Esses produtos que você compra mais "baratinhos" provável que estejam contaminados com metais tóxicos, por isso não economize quando for escolher o seu suplemento.
Outra dica mega importante é que esse ômega 3 deve vir com vitamina E na composição por ter função antioxidante.
Para saber se o ômega 3 que você comprou é de qualidade, deixe por um dia no congelador, o conteúdo da cápsula não pode congelar.